dedetização
portal dedetização
cadastre sua dedetizadora
anuncie sua dedetizadora
fale com o portal dedetização
 
Controle de Pragas em Restaurantes
 
   

O APPCC, Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, é um sistema preventivo no controle de contaminantes alimentares, evitando problemas à saúde do consumidor, estabelecidos basicamente a partir da análise de perigos e da determinação de pontos críticos de controle e de ações corretivas para dar maior segurança aos alimentos.

Os perigos podem ser: biológicos como as bactérias E. coli patogênicas, Salmonella e fungos filamentosos; químicos como inseticidas, raticidas e fungicidas; ou físicos como as baratas e lesmas. Entendendo-se por perigo tudo aquilo que possa tornar um alimento impróprio ao consumo humano e ocasionar a perda da qualidade e da integridade econômica dos produtos, dentre esses os grãos, farinhas, frutas, verduras, etc., que são utilizados como matéria-prima em restaurantes para confecção de seu cardápio.

Os POPs, procedimentos operacionais padrões, referentes ao controle integrado de vetores e pragas urbanas devem contemplar as medidas preventivas e corretivas destinadas a impedir a atração, o abrigo, o acesso e/ou a proliferação de vetores e pragas urbanas, entre elas as baratas, as formigas, e as moscas.

No caso da adoção de controle químico, o estabelecimento deve apresentar comprovante de execução do serviço fornecido pela empresa especializada contratada, contendo as informações estabelecidas em legislação sanitária específica. Como o Art. 110. Da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que diz que é dever dos servidores da área de Vigilância Sanitária, investidos nas funções fiscalizadoras e em razão do poder de polícia inerente à ação fiscal sanitária, fazer cumprir as leis e regulamentos sanitários, visando à prevenção e repressão de tudo que possa comprometer a Saúde Pública.

Tendo-se optado pela implantação de ações físicas, como uso de inseticidas de uso domiciliar, armadilhas, e tudo o que pode ser feito sem a necessidade de um especialista para o controle de ratos e insetos, poderão ser realizadas pelo próprio estabelecimento sob a coordenação, supervisão, avaliação e implementação do Responsável Técnico (RT) que foi contratado para o serviço na empresa alimentícia.

A partir deste momento, o controle químico de ratos (raticidas) e insetos (inseticidas) passa a ser de responsabilidade de empresas especializadas, não sendo mais da competência do RT da empresa de alimentos.

Talvez até como um aporte à desinformação da maioria dos responsáveis técnicos que exercem suas atividades nestes estabelecimentos, no que se refere ao controle de ratos e insetos. Entretanto isso não tira do RT da contratante a responsabilidade pelas ações da empresa terceirizada, pois na organização do POP sobre o controle de ratos e insetos, que deverá ser feito pelo RT da empresa contratante, se necessário for, deverá estar anotada a necessidade de controle químico e consequentemente da contratação de uma desinsetizadora. O acompanhamento das atividades é responsabilidade do RT e ele é corresponsável legal por tudo o que for feito dentro da empresa da qual ele é o responsável.

Veja também: Controle de Pragas em Restaurantes
Controle de Pragas em Hospitais Controle de Pragas Insetos Rasteiros, Voadores
Produtos Utilizados no Controle de Pragas Diferença entre Controle de Pragas e Desinsetização
Quando Utilizar o Controle de Pragas Eficácia do Controle de Pragas
Medidas Preventivas/Corretivas no Controle de Pragas Monitoramento de Pragas
Controle de Pragas em Restaurantes Industriais No que Consiste o Manejo Integrado de Pragas

» Voltar

 

 
Saiba mais sobre:
 
       
broca
Barbeiro
broca Traça
carrapato Carrapato
       
marimbondo
Marimbondo
percevejo
Percevejo
tatuzinho
Tatuzinho
tesourinha
Tesourinha
       
percevejo
Caruncho
marimbondo
Pulgões
tatuzinho
Lagarta
       
percevejo
Cochonilha
     
 

Dedetização de Pragas Urbanas Dedetização de Cochonilha Dedetização de Sauva Dedetização de Caruncho Dedetização de Pulgões Dedetização de Lagarta Dedetização de Tesourinha Dedetização de Tatuzinho Dedetização de Percevejo Dedetização de Marimbondo Dedetização de Moaquito Dedetização de Carrapato Dedetização de Traças Dedetização de Barbeiro Dedetização de Dengue Anuncie no Portal Dedetização Dedetização de Brocas Dedetização de Ácaros Dedetização de Aranhas Dedetização de escorpião Dedetização de Pulgas Dedetização de Moscas Dedetização de Pombos Dedetização de Formigas Dedetização de Baratas Dedetização de Ratos Dedetização de Cupinsdedetização
 
Dedetizadoras - saiba mais sobre a biologia das pragas:
Cupim | Rato | Barata | Formiga | Pombo | Pulga | Carrapato
Mosca | Escorpião | Aranha | Dengue | Broca | Ácaro | Barbeiro | Traça
midia social portal dedetização

Acesso a Área Restrita

© Copyright 2009 - Todos os textos constantes nesse site é de propriedade do Portal Dedetização, sua cópia parcial ou total acarretará em medidas judiciais cabivéis.

Twitter Portal DedetizaçãoFacebook Portal Dedetização