dedetização
portal dedetização
cadastre sua dedetizadora
anuncie sua dedetizadora
fale com o portal dedetização
 
 

Cupim | Cupins

cupim


Os cupins são animais da ordem Isoptera e, como indicam os registros fósseis, estes animais habitam o nosso planeta há pelo menos 250 milhões de anos. São representados por 3000 espécies de cupins no mundo, 290 registradas no Brasil, e somente 4 destas potencialmente sinantrópicas, ou seja, vivendo próximas de moradias humanas.

São insetos de organização social com papel importante como decompositores, reciclando matéria orgânica e aerando o solo quando constroem galerias. Alguns cupins, no entanto, pelo hábito de comer madeira e se alimentarem das raízes das plantas de interesse do homem, podem causar problemas na produtividade das plantações e nas construções civis. São popularmente conhecidos por siriris ou aleluias.

» Introdução (saiba mais)

 
 

Habitat dos Cupins

habitat dos cupins


Os cupins vivem em ninhos que podem ser construídos dentro de raízes, sob ou sobre troncos, no solo (sob a terra ou aflorado acima dela na forma de montículos) e, também, em construções, como paredes, rodapés, batentes de portas e caixas de força.

» Habitat (saiba mais)

 
 

Ciclo de vida dos Cupins

ciclo de vida dos cupins


Como possuem exoesqueleto rígido de quitina e proteínas, os insetos sofrem ecdise, o que significa que constroem um novo exoesqueleto maior e descartam o antigo, menor para poderem crescer e aumentar de tamanho.

» Ciclo de Vida (saiba mais)

 
 

Reprodução dos cupins

reprodução dos cupins


Na primavera, quando o ar está mais úmido, geralmente após uma chuva, machos e fêmeas enxameiam, ou revoam e, chegando ao solo, perdem as asas e formam os casais reais. Então, num pequeno buraco ou depressão próximo à uma madeira ou escavando uma câmara no solo, copulam, a rainha põe ovos e iniciam um novo ninho. Logo a população de operárias e soldados que destes nascem iniciam suas funções.

 
 

Importância e Curiosidades dos Cupins

Importância e Curiosidades dos Cupins


Os cupins apresentam importância econômica, ecológica e na pesquisa científica. Economicamente podem trazer prejuízos para as edificações, do homem, para o madeiramento utilizado pelo homem, e alguns podem trazer prejuízo agroflorestal e ainda serem indesejáveis nas pastagens por determinarem um visual não estético.

» Importância e Curiosidades (saiba mais)

 
 

Métodos de controle para Cupins subterrâneos


As técnicas de prevenção para cupins subterrâneos visam proteger as estruturas, como é o caso de construções. Esta prevenção inclui barreiras físicas, tratamento da madeira e controle da população de cupins através de iscas.

» Métodos de controle para Cupins subterrâneos (saiba mais)

 
 

Métodos de controle para Cupins de madeira seca


Para o controle de cupins de madeira seca, primeiramente é preciso a identificação correta da espécie infestante, pois a sua infestação é em menor número de indivíduos em comparação aos cupins subterrâneos. Entretanto, com o passar do tempo, a proliferação da colônia pode dar origem à várias outras colônias.

» Métodos de controle para Cupins de madeira seca (saiba mais)

 
 

Cupim - Dicas preventivas


A melhor forma de evitar problemas com infestações de cupins é a dedetização preventiva de móveis e construções, que consiste na aplicação de substâncias que repelem ou matam os insetos que entrarem em contato com o material.

» Dicas Preventivas (saiba mais)

 
 

Cupim - Perguntas e respostas


Conheça as principais perguntas e respostas (FAQ) referente aos cupins.

» FAQ (saiba mais)

 



Assinale abaixo as empresas e solicite um orçamento on-line

Dedetizadora Oriental
Dedetizadora Resoltec
Dedetizadoras - saiba mais sobre a biologia das pragas:
Cupim | Rato | Barata | Formiga | Pombo | Pulga | Carrapato
Mosca | Escorpião | Aranha | Dengue | Broca | Ácaro | Barbeiro | Traça
midia social portal dedetização

Acesso a Área Restrita

© Copyright 2009 - Todos os textos constantes nesse site é de propriedade do Portal Dedetização, sua cópia parcial ou total acarretará em medidas judiciais cabivéis.

Twitter Portal DedetizaçãoFacebook Portal Dedetização