dedetização
portal dedetização
cadastre sua dedetizadora
anuncie sua dedetizadora
fale com o portal dedetização
 
FAQ - Perguntas e Respostas sobre as Formigas
 

- Quais os tipos de formigas existentes em áreas urbanas no Brasil?
Nas áreas urbanas do Brasil são encontradas as seguintes espécies de formigas: Tapinoma melanocephalum (formiga fantasma), Paratrechina longicornis (formiga doida ou cuiabana), Paratrechina fulva (formiga louca ou cuiabana), Monomorium floricola (formiga faraó), Monomorium pharaonis (formiga faraó), Pheidole megacephala (formiga cabeçuda), Wasmannia auropunctata (formiga pixixica), Inepithema humile (formiga argentina), Solenopsis saevissima (formiga lava-pés). Além disso também são encontradas várias espécies dos gêneros Pheidole (formiga cabeçuda), Camponotus (formiga carpinteira) e Crematogaster (formiga acrobática).

- Qual tipo de formiga é perigoso ao homem?
Muitos tipos de formigas podem trazer algum tipo de perigo ao homem. Muitas espécies de formigas possuem veneno, as quais podem trazer sérios problemas ao homem caso seja picado, entre elas podemos destacar as espécies do gênero Solenopsis, Paraponera e Wasmania. Ainda existem formigas cortadeiras/desfolhadoras, que trazem grandes prejuízos a plantações em geral, como as do gênero Atta, e aquelas que podem trazer bactérias, fungos, e outros tipos de microrganismos para a nossa casa, como as do gênero Tapinoma. Por fim, existem formigas que podem se alojar dentro de eletrônicos, as quais podem trazer sérios problemas ao aparelho, podendo danificar o mesmo, como as do gênero Solenopsis.

- Em áreas rurais quais os tipos existentes de formigas?
Em áreas rurais podemos encontrar as formigas do gênero Atta, Acromyrmex e Tachymyrmex, as quais são desfolhadoras, e espécies de Pogonomyrmex, Messor, Pheidole, Monomorium, Conomyrma e Solenopis, as quais são granívoras, e se alimentam de grãos, gramíneas e outras plantas.

- Existem formigas venenosas?
Sim, existem formigas venenosas. Pode-se tomar como exemplos a formiga lava-pé (espécie do gênero Solenopsis) e a formiga-seca (Neoponera villosa).

- As formigas pequenas que aparecem em casas são perigosas ao homem ou animal?
Existem formigas que podem percorrer mais de 50 metros para procurar alimento. Algumas formigas podem trazer consigo bactérias, fungos, os quais podem ser prejudiciais ao homem. Também existem formigas que possuem veneno e picada extremamente dolorida. Mesmo sendo pequenas, algumas formigas podem ser perigosas, pois podem contaminar nossas casas, assim como nos trazer riscos.

- Para que servem as formigas?
As formigas estão presentes em muitos ambientes, não ocorrendo em regiões polares, marinhas, ou de neve perpétua. Cerca de 40% da biomassa de invertebrados em certas regiões são de formigas. Apesar de muitas formigas trazerem problemas ao ser humano, existem formigas que são de grande importância para o ecossistema do qual fazem parte. As formigas saúvas, apesar de desfolhadoras, agem também de maneira positiva em função do ecossistema onde vivem, já que o acúmulo de material em decomposição dentro de seus ninhos pode possibilitar o desenvolvimento de plantas que antes não se desenvolviam naquele determinado solo devido ao fato de o mesmo ser pobre em nutrientes.
Também existem muitas plantas que dependem de formigas para a dispersão de suas sementes. Por fim, podemos citar o as formigas como parte da alimentação de alguns animais como o tamanduá, tatu, chimpanzé, alguns tipos de lagartos, alguns insetos, e outras várias espécies de animais. E mesmo para os humanos. Comer as rainhas das saúvas tostadas é comum em países como Brasil e Colômbia.

- Qual o perigo da formiga saúva?
O perigo relacionado às formigas saúvas (gênero Atta) está ligado ao fato de esses indivíduos serem desfolhadores. Elas cortam os caules e as folhas de plantas e às levam para o seu formigueiro, portanto, elas podem trazer grandes prejuízos a lavouras em geral, assim como algumas espécies de árvores.

- Formiga tem asa?
Alguns indivíduos em uma colônia podem sim apresentar asas. Em um formigueiro existem operárias e uma rainha (em alguns formigueiros pode ocorrer a presença de mais de uma). Operárias não possuem asas, e as rainhas já possuíram um dia. Durante o período de reprodução, ocorre a presença de indivíduos alados na colônia. Esses indivíduos são machos e fêmeas sexualmente ativos (príncipes e princesas), os quais, no período de reprodução, fazem o voo nupcial, levando-os a cópula e formação de um novo formigueiro a partir da fêmea fertilizada.

- Como combater um formigueiro?
O combate a um formigueiro varia de acordo com a espécie da formiga residente no mesmo. Do caso das formigas cortadeiras, como as saúvas, o combate pode ser realizado de maneira direta, com a aplicação de inseticidas diretamente no ninho, ou então de maneira indireta, utilizando de iscas com veneno, as quais os animais levarão para dentro do ninho, contaminando o mesmo e resultando na morte do formigueiro. Já as formigas que encontramos em nossas residências podem ser combatidas com inseticida ou iscas atrativas, porém, diferentes das usadas por cortadeiras, já que sua alimentação é diferente. Existem formas caseiras para se combater alguns tipos de formigas, como o uso de cravo-da-índia, porém não são muito eficazes.

- Como a formiga consegue encontrar a sua casa?
As formigas sabem sempre o caminho de seu ninho devido ao fato de que as mesmas podem se localizar utilizando principalmente orientações químicas (como trilhas de feromônios), e, além disso, o sol, a visão, o tato, sinais gravitacionais (utilização de acidentes físicos para se localizarem), memória espacial, e até magnetismo (é sabido que algumas espécies de formigas na fase larval e adulta conseguem perceber campos magnéticos, podendo isso ser uma ferramenta de localização, porém, esse mecanismo é pouco conhecido).

- Como saber se uma formiga é macho ou fêmea?
Uma colônia é formada somente de formigas fêmeas. Os machos alados (príncipes) surgem somente no período de reprodução e duram um ou dois dias. A diferenciação de machos alados das outras formigas pode ser feita a partir do fato de eles terem asas e a cabeça bem menor do que as operárias, rainhas e fêmeas aladas.

- A formiga jogada de qualquer altura não morre?
Provavelmente não. Devido a sua baixa densidade corporal, peso e forte exoesqueleto quitinoso, uma pequena formiga ao ser jogada de qualquer altura atingirá uma velocidade máxima antes de atingir o chão. Essa velocidade é proporcional à resistência do ar ao seu corpo. Como ela tem um corpo pequeno, de massa pequena, essa velocidade não é suficientemente grande para que o impacto com o solo seja mortal.

- As formigas gostam mais de frio ou calor?
As formigas de um modo geral preferem os lugares quentes a frios, porém, temperaturas muito altas podem atrapalhar o desenvolvimento do formigueiro, assim como as muito baixas.

- As formigas descansam ou trabalham 24 horas ao dia?
Elas descansam por curtos períodos de tempo.

- As formigas brigam entre si?
As formigas podem brigar com indivíduos de outros formigueiros. Esses combates podem ocorrer pelos motivos de buscas por alimento, expulsão de formigas intrusas no ninho, entre outros motivos. Podem ocorrer também confrontos entre indivíduos do mesmo ninho, porém de rainhas diferentes, já que algumas espécies de formigas podem ter em seus ninhos mais de uma rainha.

- Quantos anos vivem as formigas?
O tempo de vida de uma formiga varia de acordo com a sua espécie, podendo variar de algumas semanas ou meses para as operárias, até muitos anos, como as rainhas.

- A formiga consegue carregar quantas vezes mais que seu peso?
Existem formigas que conseguem levantar até 50 vezes o seu próprio peso.

- As formigas se comunicam entre si?
Sim. Essa comunicação é realizada a partir de feromônios (substâncias químicas voláteis), pela visão, por som, trofalaxia (contato boca a boca com troca de alimento), e pelas antenas (comunicação tátil por antenação)

- Em média quanto pesa uma formiga?
É difícil determinar o peso médio de uma formiga, já que o tamanho delas varia muito, podendo algumas atingir mais de 3,0 cm de comprimento, e as menores podem ter menos de 1mm.

- As formigas atacam a lavoura?
Sim, formigas atacam lavoura. Podemos tomar como exemplo as formigas saúvas, que são cortadeiras e desfolhadoras, ou seja, atacam lavouras e cortam as folhas e caules das plantas para levarem a seus ninhos.

 

As Respostas acima foram fornecidas por:

» Voltar

 

 


Assinale abaixo as empresas e solicite um orçamento on-line

ELO Dedetizadora
MOPP PEST CONTROL
Dedetizadoras - saiba mais sobre a biologia das pragas:
Cupim | Rato | Barata | Formiga | Pombo | Pulga | Carrapato
Mosca | Escorpião | Aranha | Dengue | Broca | Ácaro | Barbeiro | Traça
midia social portal dedetização

Acesso a Área Restrita

© Copyright 2009 - Todos os textos constantes nesse site é de propriedade do Portal Dedetização, sua cópia parcial ou total acarretará em medidas judiciais cabivéis.

Twitter Portal DedetizaçãoFacebook Portal Dedetização