dedetização
portal dedetização
cadastre sua dedetizadora
anuncie sua dedetizadora
fale com o portal dedetização
 
Dedetização em Bibliotecas - Dicas de Prevenção
 
   

Métodos mais recentes de extermínio, como o congelamento controlado e a retirada do oxigênio, aparecem como alternativas promissoras para o tratamento das infestações existentes, mas, como os praguicidas, eles não previnem a infestação. Só se consegue a prevenção por meio de limpeza e conservação rigorosas e de procedimentos de monitoramento. Os profissionais da preservação recomendam com insistência o denominado controle integrado das pragas (CIP). Esta abordagem utiliza, primeiramente, meios não químicos (como o controle do clima, das fontes de alimentação e dos pontos de entrada do prédio) para prevenir e controlar a infestação dessas pragas. Só deverão ser utilizados tratamentos químicos em situações críticas, quando há ameaça de perdas iminentes ou em casos de resistência aos métodos mais conservadores.

Para evitar estragos, as janelas e portas devem ser calafetadas, ou seja, hermeticamente vedadas, pois podem constituir os pontos de entrada para insetos. As portas, sempre que possível, devem ser mantidas fechadas. As aberturas ao redor dos canos deverão ser vedadas, pois podem servir de pontos de entrada para pássaros, roedores e insetos, da mesma forma que as rachaduras nas paredes ou nas fundações. As aberturas de ventilação deverão receber telas para impedir a entrada de pássaros e roedores. Convém manter uma faixa de cerca de 30 cm ao redor do prédio livre de plantas, que devem ser cuidadas de maneira adequada, evitando-se as com flores e o excesso de rega, para desestimular a entrada dos insetos que nestas encontram excelentes “hábitats”. Para prevenir inundações do subsolo, a área ao redor dos alicerces deve ser coberta de cascalho e apresentar desnível em relação ao prédio.

O ambiente deverá ser mantido climatizado, em condições frias e secas, no grau exigido pelas necessidades específicas dos diferentes materiais. Deve-se manter a temperatura em torno de 20°C ou mais baixa e a umidade relativa abaixo dos 50%. A manutenção das condições climáticas recomendadas para a preservação de livros e papel ajudará também a controlar as populações de insetos.

As tubulações nas áreas de armazenagem e outras fontes de água como banheiros, cozinhas ou equipamentos de controle de clima deverão ser inspecionados rotineiramente como precaução contra vazamentos. Tanto os tetos quanto os subsolos deverão ser verificados periodicamente quanto à existência de água empoçada ou inundações. Onde se sabe que os problemas são recorrentes, fazem-se necessárias inspeções freqüentes considerando a reposição de filtros de ar e outros.

O consumo de alimentos deve ser confinado à sala de estar dos funcionários, que não deverão comer nunca em seus locais de trabalho.

A prevenção requer a eliminação mais extensa possível dos “hábitats” potenciais de insetos e de suas fontes de alimentação.

As áreas de armazenagem do acervo (e outras áreas) devem ser limpas rotineiramente, sofrendo, no mínimo a cada seis meses, uma faxina completa. Todas as áreas deverão ser verificadas quanto a sinais de praga no mínimo uma vez por mês. As peças do acervo devem ser inspecionadas semanalmente em busca de manchas e sinais de alimentação de inseto.

Veja também: Dedetização em Bibliotecas - Acervo de Livros Como é feito o Monitoramento

» Voltar

 

 
Saiba mais sobre:
 
       
broca
Barbeiro
broca Traça
carrapato Carrapato
       
marimbondo
Marimbondo
percevejo
Percevejo
tatuzinho
Tatuzinho
tesourinha
Tesourinha
       
percevejo
Caruncho
marimbondo
Pulgões
tatuzinho
Lagarta
       
percevejo
Cochonilha
     
 

Dedetização de Pragas Urbanas Dedetização de Cochonilha Dedetização de Sauva Dedetização de Caruncho Dedetização de Pulgões Dedetização de Lagarta Dedetização de Tesourinha Dedetização de Tatuzinho Dedetização de Percevejo Dedetização de Marimbondo Dedetização de Moaquito Dedetização de Carrapato Dedetização de Traças Dedetização de Barbeiro Dedetização de Dengue Anuncie no Portal Dedetização Dedetização de Brocas Dedetização de Ácaros Dedetização de Aranhas Dedetização de escorpião Dedetização de Pulgas Dedetização de Moscas Dedetização de Pombos Dedetização de Formigas Dedetização de Baratas Dedetização de Ratos Dedetização de Cupinsdedetização
 
Dedetizadoras - saiba mais sobre a biologia das pragas:
Cupim | Rato | Barata | Formiga | Pombo | Pulga | Carrapato
Mosca | Escorpião | Aranha | Dengue | Broca | Ácaro | Barbeiro | Traça
midia social portal dedetização

Acesso a Área Restrita

© Copyright 2009 - Todos os textos constantes nesse site é de propriedade do Portal Dedetização, sua cópia parcial ou total acarretará em medidas judiciais cabivéis.

Twitter Portal DedetizaçãoFacebook Portal Dedetização