dedetização
portal dedetização
cadastre sua dedetizadora
anuncie sua dedetizadora
fale com o portal dedetização
 
Dedetização em Bibliotecas - Como é feito o Monitoramento
 
   

A implementação efetiva de um programa de controle de pragas exige monitoramento rotineiro da atividade dos artrópodos com o uso de armadilhas e fornece informações sobre os tipos e o número de insetos, seus pontos de entrada, os locais onde estão se abrigando e do que estão sobrevivendo. Estas informações permitem a identificação das áreas problemáticas e o desenvolvimento de programas de tratamento adequado para as espécies em questão.

As armadilhas para insetos mais comumente usadas são as viscosas que se encontram disponíveis em diversos tipos: armadilhas planas, retangulares em forma de caixa e em forma de tenda, estas últimas referidas como as mais fáceis de serem manuseadas. Quaisquer que sejam o tipo e a marca escolhidos, é importante que haja uma rotina para que os dados possam ser interpretados com precisão.

O procedimento básico de monitoramento consiste nos seguintes passos:

1) Identificar todas as portas, janelas, fontes de água e calor e móveis;

2) Identificar prováveis rotas de insetos e marcar os locais das armadilhas;

3) Numerar e datar as armadilhas;

4) Colocá-las nas áreas a serem monitoradas;

5) Inspecioná-las e coletá-las regularmente;

6) Melhorar a localização e a inspeção das armadilhas quando necessário, de acordo com as provas coletadas.

Caso haja suspeita de infestação em uma área determinada, devem ser colocadas armadilhas a cada três metros, devendo-se tomar cuidado para que não entrem em contato com material do acervo, pois o adesivo pode provocar danos. A verificação das armadilhas 48 horas após a sua colocação permitirá a identificação da área mais seriamente infestada. Elas deverão ser inspecionadas semanalmente durante um período de no mínimo três meses, devendo ser substituídas a cada dois meses, quando estiverem cheias ou tiverem perdido a viscosidade.

Os artrópodos presos nas armadilhas deverão ser identificados para se determinar a ameaça que podem trazer ao acervo.

Veja também: Dedetização em Bibliotecas - Acervo de Livros Dicas de Prevenção


» Voltar

 

 
Saiba mais sobre:
 
       
broca
Barbeiro
broca Traça
carrapato Carrapato
       
marimbondo
Marimbondo
percevejo
Percevejo
tatuzinho
Tatuzinho
tesourinha
Tesourinha
       
percevejo
Caruncho
marimbondo
Pulgões
tatuzinho
Lagarta
       
percevejo
Cochonilha
     
 

Dedetização de Pragas Urbanas Dedetização de Cochonilha Dedetização de Sauva Dedetização de Caruncho Dedetização de Pulgões Dedetização de Lagarta Dedetização de Tesourinha Dedetização de Tatuzinho Dedetização de Percevejo Dedetização de Marimbondo Dedetização de Moaquito Dedetização de Carrapato Dedetização de Traças Dedetização de Barbeiro Dedetização de Dengue Anuncie no Portal Dedetização Dedetização de Brocas Dedetização de Ácaros Dedetização de Aranhas Dedetização de escorpião Dedetização de Pulgas Dedetização de Moscas Dedetização de Pombos Dedetização de Formigas Dedetização de Baratas Dedetização de Ratos Dedetização de Cupinsdedetização
 
Dedetizadoras - saiba mais sobre a biologia das pragas:
Cupim | Rato | Barata | Formiga | Pombo | Pulga | Carrapato
Mosca | Escorpião | Aranha | Dengue | Broca | Ácaro | Barbeiro | Traça
midia social portal dedetização

Acesso a Área Restrita

© Copyright 2009 - Todos os textos constantes nesse site é de propriedade do Portal Dedetização, sua cópia parcial ou total acarretará em medidas judiciais cabivéis.

Twitter Portal DedetizaçãoFacebook Portal Dedetização